Organização da sua casa

Nem sempre é fácil organizar! Sei disso! Eu e meu marido optamos por não ter faxineira nem empregada doméstica não só pela economia que isso gera, mas principalmente pelo fato de não gostarmos da ideia de passar a responsabilidade de organizar o nosso espaço para outra pessoa. Às vezes fico repensando essa escolha, mas sempre acabo por achar melhor do jeito que está!

Para isso acontecer da melhor forma, tive que estabelecer algumas rotinas para poder manter a organização dentro de casa. Isso é muito importante e deve ser compartilhado por todos que moram na casa! Acho que essa é a regra número 1: compartilhar tarefas!

É muito importante lembrar que às vezes teremos que flexibilizar, pois nem sempre é possível fazer tudo exatamente como foi planejado. Sabe aquele dia que você acorda e já recebe aquele telefonema que vai mudar o seu dia completamente? Então, esteja sempre preparado para reinventar nesse dia! 😉

Para estabelecer as suas rotinas e regras, primeiro é importante apontar todas as tarefas que a sua casa demanda, depois decidir quem será o responsável por cada uma delas, como devem ser feitas e qual será a frequência.

Tem coisa que é necessário fazer todos os dias, outras algumas vezes por semana ou por mês e tem aquelas que acontece somente algumas vezes por ano!

Com isso definido é importante imprimir e fixar em algum lugar visível onde todos tenham acesso!

GTD_2 min_reinvente sua vida

Duas dicas que acho muito legais e que sempre faço são:

1 – Tire 30 minutos por dia para destralhar e organizar! Isso é ótimo! Às vezes me empolgo e fico até mais tempo!

2 – Se tiver uma tarefa para fazer e tal tarefa demanda menos de dois minutos para ser concluída então FAÇA AGORA! Essa dica é do método GTD – Getting Things Done – do David Allen. Você vai ver que tem muita coisa que você vai adiando e que na verdade poderia ser resolvido em menos de dois minutos!

Espero que tenha ajudado! Se tiver alguma dica, compartilhe!

 

Author: Ludmila Carvalho

Share This Post On

1 Comment

  1. Lud! Muito bacana essas dicas! Acredito que o espaço em casa é o nosso primeiro exercício para a vida comunitária. Pensar no que deve ser feito e dividir tarefas é fundamental. Vejo muitos casais e familia que se deparam com esse desafio muitas vezes só quando já chega uma desordem total e uma crise generalizada nas relações. O que acontece fora de nós, reflete dentro de nós… ou a recíproca…
    Abraços!

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *