Pomodoro Technique – método simples e funcional para ter foco e rendimento

Sabe aquela tarefa que a gente vai deixando para mais tarde, para outro dia, para outra semana e que aí vai virando o mês e nada?! Ou quando a gente senta na frente do computador para escrever um relatório, aí o WhatsApp apita, bate uma sede repentina, você começa a ver um vídeo “imperdível”, e nisso já se passaram alguns bons minutos – e até mesmo horas – e o relatório continua por fazer.

Aí você se pergunta: “Cadê minha concentração? Como faço para conseguir ter foco e rendimento?

Esse é um desafio e tanto, principalmente nos tempos atuais que temos multifunções e milhares de informações brotando por todos os lados.

Uma dica simples e funcional é aplicar o Pomodoro¹ Technique!

Você já ouviu falar nesse método? Eu aplico sempre que preciso realizar um trabalho com prazo ou mesmo quando percebo que estou procrastinando a realização de alguma coisa – arrumar meus papéis, por exemplo.

Este método foi desenvolvido pelo Francesco Cirillo no final dos anos 80 e propõe o gerenciamento do tempo através da divisão do trabalho em períodos de 25 minutos, com intervalos de 3 a 5 minutos cada, utilizando um cronômetro para a marcação.

Ao determinar o tempo de execução do trabalho e promover pausas frequentes entre os períodos você é estimulado a realizar a tarefa no tempo previsto e consegue se concentrar e ter mais foco no que está desenvolvendo, assim o trabalho é otimizado.

Para aplicar o método basta papel, lápis e um cronômetro – desses de cozinha ou mesmo marcar no despertador no celular (eu faço assim). À medida que for realizando a tarefa vá anotando a quantidade de “pomodoros” que foram necessários, assim ao final do trabalho você terá condições de avaliar qual foi seu rendimento (quanto tempo gastou) para aquela tarefa.

Image courtesy of Pong at FreeDigitalPhotos.net

Image courtesy of Pong at FreeDigitalPhotos.net

Para aplicar o método siga os passos abaixo:

  1. Escolha a tarefa a ser executada.
  2. Ajuste o alarme para 25 minutos.
  3. Trabalhe na tarefa até o alarme tocar.
  4. Registre na sua tabela (Pomodoro 1…).
  5. Faça uma pausa de 3 a 5 minutos.
  6. Ajuste o alarme novamente e retome a atividade.
  7. A cada 4 “pomodoros” faça uma pausa maior, de 15 a 30 minutos.

Dica Importante: Aproveite os intervalos para checar as mensagens do WhatsApp , o facebook, ir ao banheiro, fazer alguma ligação ou outra tarefa que não tenha relação com o trabalho planejado, mas lembre-se apenas no tempo determinado para as pausas! Se for preciso desligue o som do celular (aconselho!) para que não cause distrações.

À medida que você for aplicando a técnica do Pomodoro terá condições de avaliar o seu rendimento para cada tipo de tarefa. Você terá uma média de tempo necessário para cada trabalho e assim, conseguirá determinar quantas horas ou dias precisará para a conclusão da tarefa demandada. Isso te ajudará a planejar sua semana e/ou dia de forma mais otimizada: organizar o que dá pra fazer no dia, qual tempo para cada coisa, mesclar coisas que gastam mais tempo com outras que gastam menos, mesclar tarefas intelectuais com outras mais operacionais, manuais. E isso também pode te ajudar na hora de fazer uma proposta de trabalho, por exemplo, onde poderá definir prazos mais acertados.

E então, depois dessas dicas está pronto para ter mais foco e rendimento nas suas tarefas do dia a dia?!

Bora começar a aplicar o Pomodoro Technique!!

¹O nome Pomodoro se originou do cronômetro utilizado pelo autor da técnica que era no formato de um tomate. E Pomodoro é tomate em italiano. Fonte: pt.wikipedia.org

Author: Cristina Aun

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *