Dicas para se ter foco e realizar suas metas e objetivos

O tema do blog para o mês de Abril é “Tenha foco. Foque.” Uma missão e tanto!

Depois de fazer aquela revisão do ano anterior (janeiro) – o que deu certo, o que quer mudar, fazer exercícios de autoconhecimento (fevereiro) para se preparar para o novo ciclo e traçar planos de organização da rotina, da casa, do trabalho (março), agora é a hora de escolher as prioridades, definir a ordem de execução do que quer realizar no ano (caso ainda não tenha feito!).

Focar: “ter um objetivo, ser determinado a alcançar ou atingir uma meta, ter prioridade em fazer algo não desvirtuando para outro caminho”.*

Às vezes somos atropelad@s pela rotina e pelo turbilhão de informações que lemos, assistimos ou conversamos todos os dias. E muitas vezes fica difícil saber por onde começar, o que é mais importante e às vezes nem sabemos o que queremos realmente fazer. Dá vontade de fazer tudo e tudo ao mesmo tempo! E como não dá para ser assim, bate aquela ansiedade e paralisamos diante do que é preciso fazer.

Por isso, é importante ter clareza do que queremos e definir quais são as nossas prioridades. Ter foco.

Ok, ok… Disso tudo vocês já sabem, mas e aí como “destravar”? Como parar de “desvirtuar o foco” para coisas que não nos fazem sair do lugar? Como parar de adiar o movimento?

Bom, vou dar aqui algumas dicas simples que estou aplicando no meu dia a dia e que tem dado resultado.

1) Primeiro, reserve um tempo para fazer essa programação. Reserve mesmo, coloque um tempo no despertador e peça para que não te chamem nesse período. É necessário concentrar, relaxar e entrar em contato consigo mesmo. Não é bobagem, é para focar mesmo, naquele momento. Sente-se confortavelmente, coloque os pés no chão e faça um minuto de respiração profunda (pode ser de olhos abertos mesmo). Sinta-se presente naquele momento.

2) A partir daí, anote num caderno tudo o que quer e precisa fazer: coisas práticas, que precisam ser feitas já, coisas para longo prazo, sonhos, etc. Anote tudo! Depois separe por categorias: saúde (esporte/alimentação/espiritualidade), trabalho, estudos, relações (namorad@/esposa/marido/família/amigos), objetos e coisas materiais (que precisa comprar ou adquirir).

By Cristina Aun

By Cristina Aun

3) Utilizando os famosos post its determine uma cor para cada categoria acima e escreva o que quer/precisa ser feito. Agora, escreva de forma objetiva e clara para que você consiga visualizar aquela meta/objetivo com facilidade.

4) Reserve um espaço (quarto, escritório, porta de entrada da casa) para colar os post its no qual você possa visualizá-los todos os dias. É importante esse “encontro” diário com suas metas/objetivos! Pode acreditar!

5) Organize os post its por ordem: o que precisa ser feito primeiro, o que é urgente, o que é necessário fazer todos os dias (para criar hábitos), o que são sonhos/metas a serem realizadas. Coloque em uma ordem que faça sentido para você e que te estimule! E à medida que vai realizando uma meta/objetivo você retira aquele post it da parede/mural.

Eu coloquei meus post its no mural em frente a minha mesa de trabalho e ordenei da seguinte forma: as metas/objetivos que precisam ser feitas diariamente e/ou num período curto de tempo estão no meu primeiro campo de visão (em frente e na altura dos meus olhos), as metas/objetivos de médio e o longo prazo estão mais à minha esquerda. À medida que eu vou concretizando as tarefas, reordeno os post its.

Ah, também coloco ao lado do mural uma lista das tarefas do dia, coisas mais corriqueiras que precisam ser feitas naquele dia (o que pode incluir metas/objetivos dos post its).

Outra ferramenta que tenho utilizado é o despertador do celular. Como uma das minhas metas diárias é mentalizar mantras, coloquei 3 horários fixos no celular para me lembrar disso. Assim onde eu estiver, paro e mentalizo o mantra daquele horário. Pode ajudar também! 🙂

Essas são algumas dicas para treinar o foco e contribuir para a concretização das nossas metas e objetivos.

E você tem alguma outra dica? Compartilhe com a gente!

 

*fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/foco/

Author: Cristina Aun

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *