Organizando nossos papéis: a escolha é sua

Quais são os seus papéis no dia-a-dia? Mãe (pai), empresári@, espos@, don@ de casa, filh@, amig@, irmã(o)…ou tudo junto e misturado? Às vezes é difícil conciliar tudo e achar um ponto de equilíbrio. Eu ainda preciso encontrar o meu! Há momentos em nossas vidas que temos tantas coisas sendo realizadas que fica difícil achar o equilíbrio entre todas. Sabe aquela época em que tudo parece cair no seu colo ao mesmo tempo? Então…estou nessa época. Mas nada de desespero! 😉

By Cristóvão Laruça

By Cristóvão Laruça

Cuidar das empresas, cuidar da casa, cuidar das cadelas, cuidar de mim, cuidar do meu relacionamento, cuidar da família, dos amigos…enfim…exercer bem todos os papéis que me dispus a fazer no dia-a-dia. Tarefa não muito fácil, nem sempre dá tempo de cuidar de tudo no mesmo dia, quer dizer, nunca dá! rsrs Tem que priorizar, tem que organizar, e sim, tem que planejar!

Mas como assim? Planejar quando vou cuidar da minha família, do meu relacionamento? Sim, essa é uma forma de poder estar verdadeiramente presente. Não tem como “executar” bem todos os nossos papéis todos os dias, mas é possível fazer isso em determinado dias de forma verdadeira. Mas atenção, não estou falando que você vai cuidar da sua famíia, do seu relacionamento só de vez em quando. E sim, ter momentos especiais e verdadeiros. Quantas vezes você já não passou pela situação de estar com uma pessoa, mas pensando no trabalho que deveria estar fazendo ou estar em um evento e com a cabeça em casa pensando que deveria estar com a família.

Ter clareza dos nossos papéis é aprender a dizer não para determinadas situações e dar prioridade ao papel importante daquele momento. Exceções sempre irão existir, mas serão EXCEÇÕES e não a regra.

E com isso quando definimos nossos papéis temos que ver como iremos distribuí-los em nossa agenda. Quanto tempo vou me dedicar ao trabalho? À minha família? À mim? Aos meus amigos? Aos espaços que escolhi frequentar?

Não é nada fácil distribuir isso, pois percebemos que desempenhamos diversos papéis em nosso dia-a-dia, e o tempo disponível permanece o mesmo – 24 horas! É exatamente por isso que o planejamento é importante: quando planejamos podemos estar verdadeiramente presente em cada atividade, pois sabemos que teremos tempo para as outras depois.
Não se iluda achando que é possível planejar cada minuto do seu tempo, pois isso acaba gerando estresse e raramente dá certo.

Colocarei a seguir algumas perguntas que podem te ajudar a planejar o seu dia-a-dia!

• Quanto tempo você tem dedicado às pessoas mais importantes da sua vida?

• Quanto tempo você tem dedicado à sua casa?

• Como anda sua saúde? O que tem feito para melhorá-la?

• O que você gostaria muito de fazer, embora lhe falte tempo?

• Se fosse um pouco mais velho, você se arrependeria de sua situação atual? Mudaria alguma coisa?

• De quanto tempo dispõe para você mesmo ou para fazer as coisas de que realmente gosta?

Bom…essas são somente algumas perguntas que podem te ajudar a refletir sobre o que você anda fazendo com o seu tempo! Às vezes nos assustamos com as nossas respostas, pois vemos que muitas vezes nos esquecemos de nós mesmos e de coisas que consideramos muito importantes, deixando sempre para depois…semana que vem…ano que vem…e às vezes o tempo passa e não realizamos nossos sonhos e muito menos cultivamos o nosso ser.

Image courtesy of Iamnee at FreeDigitalPhotos.net

Image courtesy of Iamnee at FreeDigitalPhotos.net

Planejar é uma oportunidade de pararmos para pensar sobre que estamos fazendo e o que queremos fazer da nossa vida. Afinal, somos nós que escolhemos o caminho que estamos seguindo. E às vezes é necessário dar uma parada para decidir se é esse o caminho que queremos seguir ou se é preciso mudar a direção e seguir um caminho alternativo!

A escolha é sua! Lembre-se sempre disso! O mundo está repleto de oportunidades, só temos que querer enxergar o que está à nossa frente!

Author: Ludmila Carvalho

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *