13 dicas para te ajudar a se conhecer melhor

Neste mês de Fevereiro nos propusemos a falar sobre maneiras de nos conhecermos melhor, de nos conectarmos com nosso eu interior. E para isso sugerimos desde reflexões sobre nossos hábitos, dicas de livros inspiradores até recomendações de práticas e exercícios voltados para nosso autoconhecimento.

E para concluir o ciclo do mês criamos uma lista com 13 dicas, baseadas nos nossos posts (que você pode conferir a qualquer momento no blog), para te ajudar e estimular nesse processo interno.

Image courtesy of 89studio at FreeDigitalPhotos.net

Image courtesy of 89studio at FreeDigitalPhotos.net

Aqui vão elas!

  1. Liste suas conquistas: é bom para elevar nossa autoestima e para focarmos nas coisas positivas que realizamos e que somos capazes.
  2. Perceba seus sentimentos e sensações: em qualquer situação de seu dia, reserve um momento para perceber o que está sentindo e registre aquele momento (não precisa anotar, é só registrar na mente e no corpo). Com isso você irá ter mais clareza de seus sentimentos e conseguirá avaliar a qualidade de seu dia a dia.
  3. Reflita sobre o que é importante para você e coloque isso como prioridade na sua rotina: família, trabalho, saúde, amigos, lazer, estudos e por aí vai. Qual a importância você tem dado para estes campos? Quais são suas prioridades?
  4. Liste quais hábitos você quer mudar ou quais hábitos você quer adquirir em 2016: faça esta lista já! Enumere quais são seus hábitos atuais e verifique quais você quer manter e quais você quer inserir na sua rotina.
  5. Fique atent@: qualquer situação pode nos ensinar algo e contribuir para nosso autoconhecimento – carnaval, futebol, viagens, cursos, conversas…
  6. Medite: sim medite! Ou pelo menos faça uma pausa diária ou tire 2 vezes na semana para aquietar a mente, para se concentrar na respiração, no seu corpo. Respire. Marque no relógio o dia e o tempo para isso. Vale a pena! Tenha certeza que essa prática irá contribuir para seu bem estar.
  7. Faça passeios ao ar livre: o contato com a natureza ajuda a você se reconectar com a terra, a se reconhecer como parte do todo, além de ordenar seus pensamentos.
  8. Experimente algo novo. Saia da rotina: viva experiências diferentes, faça coisas fora do comum: vista algo diferente do usual, viaje para lugares diferentes, saia para lugares fora da sua região. Ouse!
  9. Faça uma viagem sozinh@: é uma boa oportunidade para se conhecer, conhecer seus limites e forças.

    Image courtesy of Stuart Miles at FreeDigitalPhotos.net

    Image courtesy of Stuart Miles at FreeDigitalPhotos.net

  10. Vivencie as mudanças com mais leveza: cultivando os sentimentos de gratidão (pelo que passou e pelas novas oportunidades), de flexibilidade (para os imprevistos) e de confiança (no que vem pela frente, nos novos desafios e conquistas). Acredite, temos um poder incrível de adaptação!
  11. Escolha uma ferramenta que te ajude a se conhecer melhor: o que quer, o que tem, o que pode oferecer e o que precisa para realizar algo significativo. Neste mês apresentamos a ferramenta Business Model You, que você pode conferir aqui e aqui.
  12. Pratique empatia: coloque-se no lugar do outr@ para que possa compreender melhor suas atitudes e decisões, imaginando-se nas mesmas circunstâncias. Tenha curiosidade pelo outr@, pelo diferente. Você pode se surpreender e rever seus valores, conceitos e comportamentos.
  13. Tenha coragem de iniciar esse processo e se trate com amor!

Esperamos que essas dicas possam te inspirar neste momento.

E se tiver mais alguma dica, fala pra gente! 😉

Author: Cristina Aun

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *