Falando sobre mudanças

Já falamos sobre isso aqui e aqui. Como o nosso blog se chama Reinvente sua Vida, mudança é quase que o ponto central dele! Por isso quando vejo qualquer livro, artigo, filme ou documentário que trate desse assunto eu logo dou um jeito de ler ou assistir!

Um dia desses estava em uma livraria e foi quando me deparei com o livro “O poder da adaptação” da autora M.J.Ryan. Um livro com o objetivo de falar sobre como podemos sobreviver a mudanças inesperadas. Achei interessante de cara e ainda por cima estava na promoção por R$14,90! \o/ Tive que comprar! Rsrs

Comecei a leitura e achei bem interessante! Ainda não terminei, mas ele já me fez pensar em diversas coisas e mudanças inesperadas que aconteceram em minha vida. Aí vão algumas das que lembrei:

  • Image courtesy of chrisroll at FreeDigitalPhotos.net

    Image courtesy of chrisroll at FreeDigitalPhotos.net

    Do término de um relacionamento de 5 anos! Falei que nunca mais ia querer namorar de tanto que doeu! Rsrs Hoje estou muito bem casada com um ser maravilhoso a quase 9 anos. Realmente a frase “Com o tempo cura.”…funcionou muito bem para mim!

  • Decidi largar um mestrado na Sorbonne em Paris e voltar para o Brasil. Hoje acho que foi uma grande burrice (não de largar o mestrado, mas voltar para o Brasil!) A volta foi muito complexa e de difícil readaptação. Mas tudo bem, isso fez com que eu fizesse uma nova mudança…essa foi inesperada.

    By Cristóvão Laruça

  • Fui morar em uma ecovila (Ecocentro IPEC) em Pirenópolis – GO! Lá era o meu estudo de caso do mestrado. Super mudança…de Paris para uma zona rural em Pirenópolis! Mas foi uma suuuper experiência! Lá eu conheci pessoas do mundo inteiro, fiz viagens incríveis em prol da sustentabilidade e da permacultura e também foi lá que conheci o meu marido! <3 Nos primeiros dias pensei que tinha enlouquecido…depois percebi que era só o medo tentando falar mais alto! Mandei ele calar a boca e fiquei por lá durante dois anos.
  • Depois de 2 anos no IPEC voltei para Minas Gerais, dessa vez Serra do Cipó…daí foram diversas mudanças (algumas planejadas, outras nem um pouco…totalmente inesperadas!)…passamos por Salvador, Rio Acima, voltamos para Salvador, Ravena, Nova Lima e agora Casa Branca.

Bom, por agora, em relação a lugar de moradia, acho que fico mais algum tempo. Quanto tempo? Não faço a menor ideia!

Todas essas mudanças me proporcionaram o total desapego em relação a lugares. Se aparecer uma oportunidade legal em outro lugar (se eu e meu marido acharmos realmente interessante) vamos sem medo. Esse mundo está lotado de lugares incríveis!

Com tantas mudanças, aprendi que o poder de adaptação é intrínseco a todo ser humano. Às vezes dói um pouco no começo, mas logo nos adaptamos. E se estivermos abertos a novas experiências, logo nos reinventamos e identificamos as oportunidades que aquele momento, lugar ou experiência está nos proporcionando.

E você? Sabe nos dizer como anda o seu poder de adaptação?

Author: Ludmila Carvalho

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *