Business Model You – O Método de uma Página para Reinventar sua Carreira

Conheça a si mesmo. Essa é a nossa sugestão de trabalho para o mês de fevereiro! E como foi dito em nosso editorial, para realizar as mudanças que buscamos, o primeiro passo é olhar para dentro. Avaliar cada aspecto da nossa vida e perceber o que vale a pena manter, o que pode ser melhorado e o que deve ser abandonado.

Para auxiliar nesse processo, hoje vamos propor a utilização de uma ferramenta que nos permite fazer uma autoavaliação da nossa carreira profissional, o “Business Model You – O Modelo de Negócios Pessoal”.

By Mirelle Rocha

By Mirelle Rocha

Esse livro foi escrito por Tim Clark com a colaboração de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur; design de Alan Smith e Trish Papadakos; com a contribuição de 328 cocriadores de 43 países e pode ser utilizado tanto para a reinvenção de sua carreira como para a identificação de aspectos que podem ser melhorados.

O “Business Model You”  apresenta um guia e um quadro de reflexão onde é possível identificar o que queremos, o que temos, o que podemos oferecer e o que precisamos para realizar um trabalho significativo.

Da mesma forma como uma empresa elabora um modelo de negócios para definir qual será a lógica do seu sustento, esse livro nos orienta  na elaboração de um Quadro de Modelo de Negócios Pessoal – o nosso próprio modelo de negócio pessoal. A lógica utilizada é a mesma, a diferença é que em um modelo de negócios pessoal, o recurso principal somos nós: os nossos interesses, habilidades, propósitos, capacidades e até os bens materiais que possuímos.

O quadro de modelo de negócios pessoal apresentado no livro nos descreve como nove componentes se encaixam em um modelo de negócios, como podemos ver abaixo:

http://community.businessmodelyou.com

A ideia é de que, ao final do processo, possamos perceber melhor quem somos e porque fazemos as coisas.

Então, para a próxima semana, esse é o meu desafio: elaborar o meu Quadro de Modelo de Negócios Pessoal.

Ao final dessa experiência, irei dividir com vocês as minhas impressões e apontar as dificuldades encontradas na execução dessa tarefa.

Alguém me acompanha?

Author: Mirelle Rocha

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *