Até que ponto você realmente se conhece?

Você já saiu da sua zona de conforto? Já fez coisas fora do comum? Já realizou algum dos seus inúmeros sonhos?

Mochilão

By Mirelle Rocha

Se você conseguiu responder sim para alguma dessas questões você já está um passo a frente de quem nunca fez nada fora da rotina. Quando mantemos a mesma rotina, o mesmo trabalho e o mesmo lazer todo fim de semana, não conseguimos enxergar o potencial que temos dentro de nós. Vivenciar experiências diferentes do cotidiano é uma excelente forma de auto-conhecimento.

Temos, ou melhor…precisamos ousar às vezes. É necessário sair da zona de conforto para termos noção de quem realmente somos. E isso tem que acontecer com freqüência. Falo isso por experiência própria…morar fora do país foi uma das experiências mais extraordinárias que tive em minha vida, tanto que depois disso sempre que posso mudo o meu ambiente, mudo de lugar. Acho que todo mundo que tem oportunidade deveria ao menos uma vez na vida morar fora do seu país de origem, de preferência em um país com um idioma diferente do seu. São nesses momentos que temos a grande chance de ver como temos capacidade de nos virar bem sozinhos. Quando falo isso, não quero dizer que não precisamos de ninguém para viver, mas sim que muitas vezes desvalorizamos nossas capacidades de resolver problemas e encontrar soluções para situações que quando estamos “em casa” recorremos aos familiares e amigos.

Tive experiências fantásticas quando morei na França como Au Pair e estudante. Lá fiz algumas viagens sozinhas, desde viagens de lazer até voluntariados. Todas foram extremamente ricas, e principalmente, enriquecedoras! Isso é um assunto para um outro post!

Image courtesy of surasakiStock at FreeDigitalPhotos.net

Image courtesy of surasakiStock at FreeDigitalPhotos.net

Se não der para morar fora do seu país para vivenciar uma outra cultura ou idioma, ofereça a si mesmo a oportunidade de viajar sozinho. Esses momentos são únicos quando queremos conhecer a nós mesmos e conhecer nossos limites e forças.

Sempre que tiver a oportunidade de ter esse tipo de experiência, não tenha medo de vivê-la! Aproveite cada minuto para crescer e aprender mais sobre si mesmo.

E você? Quais foram as suas experiências de auto-conhecimento? Quais foram as experiências mais memoráveis que você já viveu? Já aproveitou viagens para se conhecer melhor?

Author: Ludmila Carvalho

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *