A mudança de hábitos – O que você precisa mudar?

Mudança de hábitos! Taí um assunto complexo e simples ao mesmo tempo. Complexo porque a mudança de hábito pede disciplina e dedicação. Simples porque normalmente sabemos muito bem o que é necessário mudar em nossas vidas.

A mudança de hábitos pede persistência, força de vontade e atitude! E isso nem sempre é fácil, pois estamos a todo momento sendo bombardeados por sabotadores mentais, pessoas que não consideram aquilo importante, situações diversas que podem acontecer e nos impedir de continuar aquela mudança. Por isso a importância de buscar inspiração e apoio, e normalmente conseguimos isso quando conhecemos a história de outras pessoas que passaram por determinadas dificuldades, mas que conseguiram sair vitoriosos!

Livro Abilio DinizPor isso, hoje venho falar do livro “Abílio Diniz – Caminhos e escolhas”.

Eu pessoalmente amei o livro! Li em três dias, só não li em um porque teria virado a noite lendo…então dividi por três noites e alguns momentos de pausa durante o dia. 🙂

O livro é realmente uma inspiração! Esse mês, como vocês já puderam ver no editorial, vamos falar sobre Conheça a si mesmo. E esse livro, nos ajuda (pelo menos me ajudou!) a visualizar os pontos importantes de minha vida.

– Estou dando importância para a família?
– Para o meu corpo?
– Para a minha mente?
– Para os meus amigos?

Afinal, o que é importante para mim? Tenho me dedicado a isso? Ou toda hora falo que não tenho tempo e vou deixar para amanhã, semana que vem, ano que vem…e por aí vai. Ter consciência disso facilita muito as nossas decisões diárias, pois isso nos ajuda a dizer não para o que não é realmente importante. Isso é um exercício de auto-conhecimento, conseguir identificar isso e iniciar processos de mudanças é muito positivo. Muitas vezes temos que insistir um pouco para conseguir visualizar os resultados, pois a mudança vem aos poucos, por isso a importância da persistência.

No livro, Abílio fala sobre as dificuldades que passou em sua vida (de sequestro à brigas familiares) e como isso mudou o seu jeito de ser. E vai falando como hábitos que ele já tinha se fortaleceram ainda mais, como por exemplo: o esporte e o cuidado com o corpo e a mente.

É um livro com histórias, depoimentos e muitas dicas interessantes e práticas. Principalmente para quem quer iniciar um esporte, como a corrida. Enfim, vale a pena a leitura.

Um outro ponto que considero interessante refletir a respeito é: até que ponto precisamos esperar algo de ruim acontecer para mudarmos um hábito? É uma pergunta difícil. Me pego pensando nisso muitas vezes. Sabemos que precisamos melhorar alguns pontos em nossas vidas, mas vamos sempre empurrando com a barriga até chegar um momento que não dá mais. Será que isso realmente vale a pena?

O que você sabe que precisa mudar em sua vida e tem adiado?

Que tal pensar em uma mudança de hábito e começar a praticar pequenas ações para fortalecer e motivar essa mudança?

Pense em um novo hábito que queira incorporar em seu dia-a-dia! E comece hoje essa mudança!

Author: Ludmila Carvalho

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *