O que você quer mudar em 2016?

Adoro o mês de janeiro! Normalmente a cidade está vazia, mais leve, os ensaios de carnaval estão a todo vapor, é verão, quando dá dou um pulo na praia, e é o mês do meu aniversário! E quem me conhece, sabe o tanto que eu gosto de aniversário. (:

Realmente encaro o dia como especial e reservo para fazer coisas que gosto junto das pessoas queridas. Adoro parabéns, mensagens, abraços… Sinto como um momento de renovação mesmo!

E o bom de fazer aniversário em janeiro é que tenho dois momentos de reflexão: um no dia 1º e outro no dia 27 (meu níver, anotem aí!). É como se universo falasse: “se não parou, refletiu e se planejou dia 1º, então agora vai no dia 27!

Image courtesy of bugtiger at FreeDigitalPhotos.net

Image courtesy of bugtiger at FreeDigitalPhotos.net

E com essa atmosfera de renovação, geralmente reservo o mês para arrumar a papelada do quarto, mudar os móveis de lugar, organizar o guarda-roupa… Faço uma faxina geral! Percebo que isso já faz uma boa diferença na energia externa (quarto) e interna (eu).

Além dessa renovação do ambiente físico, também é um bom momento para refletir sobre o ano que passou. Refletir sobre nossas conquistas, aprendizados e o que queremos “deixar” em 2015 (como diz uma querida amiga: “isso ficou em 2015!”).

No livro “Você pode mudar sua Vida” de Cheryl Richardson, a autora propõe uma agenda semanal com exercícios práticos que te ajudam a planejar a mudança que deseja para sua vida. E a primeira atividade é justamente uma reflexão sobre o ano que passou. E esse exercício de avaliação dos últimos doze meses realmente contribui para que fique claro o que você quer renovar para o novo ano. Ela sugere algumas perguntas que podem ajudar nesta reflexão:

Livro Vc pode mudar sua vida

By Mirelle Rocha

1) Que traços de caráter você fortaleceu?

2) Você praticou algum ato de bondade ou ajudou outras pessoas de alguma forma?

3) O que você fez de bom com as pessoas que ama?

4) O que conquistou ou realizou?

Depois de responder a essas perguntas, a autora pede para que listemos 25 coisas que nos deram mais orgulho de ter realizado no ano anterior. Aqui, vamos iniciar propondo uma lista com apenas 12 coisas, uma para cada mês. E que tal também listar 12 coisas que você quer mudar para esse novo ano?! Bora?

E aí, quais foram as 12 coisas que mais te fizeram feliz (e que você sente orgulho em ter realizado) em 2015?

E quais são as 12 coisas que você quer mudar (ou conquistar) em 2016?

Author: Cristina Aun

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *