Sabonetes feitos em casa!

Normalmente, faço meus sabonetes de glicerina em casa! Acho muito melhor! Eu mesma escolho o cheiro, a cor, a propriedade, coloco ingredientes que gosto e ainda me distraio fazendo um produto para meu uso pessoal!

Além disso, ainda gero uma renda extra, pois todo mundo acaba gostando e pedindo para comprar! Taí uma dica para presentear no dia dos namorados! E é super fácil de fazer!

Vamos ao passo-a-passo!?

Primeiro veja qual tipo de sabonete você quer: hidratante, adstringente, esfoliante, relaxante, energizante, e por aí vai!

Daí é escolher o extrato glicólico de acordo com a propriedade escolhida, o aroma que você quer, se quer inserir mais algum produto, como por exemplo: spirulina, manteiga de cacau, bucha vegetal, aveia, flores secas, etc.

Para fazer 1 kg de sabonete de capim-limão, por exemplo, eu utilizo:

  • 1 kg de base glicerinada transparente
  • 10 ml de extrato glicólico de abacate
  • 30 ml de essência de capim limão ou 30 gotas de óleo essencial
  • 1 colher de chá de spirulina

Modo de fazer:

Corto a base glicerinada em cubinhos, coloco para derreter dentro de uma panela esmaltada que está em banho maria.

Glicerina cortada em cubinhos

Glicerina cortada em cubinhos

Assim que a base derrete, eu transfiro o conteúdo para uma forma (normalmente uso a forma que as pessoas utilizam para fazer queijo, mas há diversas formas em lojas especializadas).

Separadamente coloco em um medidor apropriado o extrato glicólico e nele também coloco a spirulina, acho melhor dissolvê-la antes no extrato, assim consigo evitar que fique bolinhas de spirulina no sabonete (que é o que acontece quando tento dissolver direto na base!). Assim que consigo dissolver tudo, misturo o extrato glicólico e a essência na base glicerinada e misturo até ficar com uma cor homogênea.

Sabonete

Mistura do extrato, essência e spirulina na forma

Depois é só esperar secar! Quando estiver seco corte em pedaços e vai curtir um bom banho com um sabonete feito por você!

Sabonetes feitos em casa! Aveia e mel; Rosas; Jasmim e Capim Limão

Sabonetes feitos em casa! Aveia e mel; Rosas; Jasmim e Capim Limão

Author: Ludmila Carvalho

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *