Pensar antes de falar…

Vejo que situações simples do dia-a-dia podem virar um drama com uma simples pergunta feita sem pensar. A cada dia que passa percebo que temos realmente que pensar um pouco antes de falar, pois certas palavras podem ser completamente inofensivas no nosso ponto de vista e serem completamente ofensivas para outras pessoas!

mage courtesy of Michal Marcol / FreeDigitalPhotos.net

mage courtesy of Michal Marcol / FreeDigitalPhotos.net

Percebo também que o silêncio é realmente a melhor resposta para muitas perguntas! Muitas vezes somos bombardeados com perguntas que já têm suas respostas prontas, porém se a nossa resposta não está de acordo com o que “dono” queria ouvir…isso pode se tornar uma grande novela! Daí descobrimos que cada pessoa tem seu modo de pensar e nem sempre é do mesmo jeito que o nosso. Incrível…como podemos ser tão egoístas às vezes!

Perdemos tempo complicando situações tão banais somente por não conseguir ver a situação de outros ângulos, ou seja, de enxergar as oportunidades que aquilo tem a nos oferecer.

Muitas vezes uma discussão, seja em casa, na empresa ou entre amigos (em qualquer situação) pode acontecer simplesmente por uma incompatibilidade de valores! Você sabe quais são os seus valores? Não pensamos nisso o tempo todo, mas quando eles são interrompidos…daí nos lembramos! Quando brigamos com o outro é porque tem um valor importante para você que não está sendo honrado! Os nossos valores vão nos dizer como fazemos as coisas, mesmo que muitas vezes isso aconteça de forma inconsciente.

Quando convivemos com pessoas que compartilham os mesmos valores, não precisamos mais ficar cobrando, pois todos estão no mesmo caminho, pensando juntos como grupo. E isso estimula a nossa vontade e, consequentemente, gera ação e VONTADE de fazer. As dúvidas começam a ser transformadas em ação, começamos a ter coragem de mudar esse mundo e a nossa vida…o que gera confiança. E as perguntas começam a ser mais claras…em busca de respostas verdadeiras. E vale dizer que as discussões continuam, mas de uma forma mais construtiva!

Em resumo: acredito que muitas vezes o silêncio continua sendo uma boa resposta. Pensar antes de falar é fundamental, pois uma simples palavra muitas vezes fere mais que o silêncio. E tenha consciência dos seus valores pessoais.  

Author: Ludmila Carvalho

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *