Cosméticos…você sabe o que coloca em seu corpo?

Image courtesy of marin / FreeDigitalPhotos.net

Image courtesy of marin / FreeDigitalPhotos.net

O culto à beleza do corpo é um dos grandes temas da mídia. O tempo todo fala-se em fórmulas para emagrecer, perder celulite, tirar rugas, plásticas…as referências muitas vezes são modelos e artistas esqueléticas ou com corpos extremamente artificiais. E infelizmente, muitas pessoas acreditam que isso é beleza. As pessoas não enxergam que muitas vezes sofrimento, doenças e infelicidade está por trás dessa “beleza”. Temos que parar para refletir sobre isso.

O que está por trás dessa propaganda do corpo perfeito? E talvez, mais importante, quem está por trás disso?

Quando começamos a prestar atenção percebemos que são grandes empresas e redes de televisão que induzem as pessoas a acreditarem nessa beleza, na verdade uma beleza artificial e imposta para grandes empresas lucrarem com isso.

O belo é simples, o belo está vinculado à alimentação, à nossa forma de viver, nossos hábitos…tudo isso reflete em nosso corpo. Já falamos sobre alimentação, agora vamos falar um pouco sobre o que a nossa maior boca ingere, ou seja, o que colocamos em nossa pele?

Você já havia pensado nisso? Tudo o que colocamos em nossa pele, em nosso cabelo é absorvido pelo nosso corpo. Você já parou para ler o rótulo dos cosméticos que você utiliza?

Quando começamos a pesquisar um pouco mais sobre os ingredientes dos cosméticos industriais que utilizamos, passamos a perceber que muitos deles causam danos à nossa saúde. O excesso de produtos químicos muitas vezes podem estar relacionados à doenças e irritações.

Diante disso, o que podemos fazer?

Image courtesy of dusky / FreeDigitalPhotos.net

Image courtesy of dusky / FreeDigitalPhotos.net

Na verdade cuidar do nosso corpo requer poucos recursos materiais e força de vontade para ter opinião própria, disciplina para realização de exercícios físicos regularmente e curiosidade. Você deve estar se perguntando por que curiosidade? Quando falo que é necessário ser curioso é porque isso nos instiga a buscar o novo, aprender mais, buscar informações, receitas naturais, conversar com outras pessoas que já fazem uso de cosméticos naturais e por aí vai.

E quando começamos a ver que a beleza, como Dominique Loreau coloca em seu livro A arte da simplicidade, é a convergência de vários fatores: segurança, orgulho, presença, porte, entusiasmo…é precisamente por se sentir atraente que uma pessoa é atraente. Daí a importância de nos conhecermos e nos aceitarmos.

Pare de gastar dinheiro para arruinar a sua pele!

Sim…muitas vezes é isso que estamos fazendo, gastando dinheiro para estragar o nosso corpo. A seguir colocarei algumas dicas simples, que se colocadas em prática no dia-a-dia pode fazer a diferença para o seu corpo e também para o seu bolso!

  • Deixe a pele respirar, dê preferência ao uso de roupas leves e confortáveis.
  • O melhor tratamento para a pele é: alimentação sadia, sono suficiente, água pura e felicidade.
  • Procure utilizar cosméticos orgânicos e óleos corporais. Infelizmente o Brasil ainda é pobre no que diz respeito à marcas de cosméticos orgânicos. A Weleda é uma boa marca e encontra-se no mercado brasileiro e temos também a Lazlo. Com certeza há outras, é somente uma questão de pesquisar. Citei essas duas, porque são as que utilizo.
  • O óleo de abacate é excelente tanto para o corpo quanto para o rosto. É importante você conhecer o seu tipo de pele para poder escolher o melhor óleo para seu corpo. Há uma grande variedade de óleos…amêndoas, gergelim, arroz, macadâmia, etc. Tente deixar os potinhos de creme de lado por alguns dias e se permita usar somente o óleo…você vai ver que é muito melhor, é somente uma questão de adaptação.
  • Escove o corpo suavemente! Escolha uma escova macia e apropriada para o seu corpo e comece o seu dia com uma sessão de escovagem. A escovagem a seco estimula a expulsão das toxinas localizadas na superfície da pele e a sua remoção.

 

 

 

 

 

 

 

 

Author: Ludmila Carvalho

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *